NOTÍCIAS

Girando Sol comemora 25 anos

  • 04/04/2016
  • Exposuper

Uma grande festa marcou o aniversário de 25 anos da Girando Sol, de Arroio do Meio, e a inauguração do novo complexo industrial. O evento, realizado nesta sexta-feira, dia 1º de abril, reuniu cerca de 1,2 mil pessoas. A plateia foi formada pelos 320 colaboradores, autoridades empresariais e políticas, fornecedores e clientes de várias partes do Brasil. Representando um marco na trajetória da empresa, a nova estrutura de 22 mil metros quadrados é moderna, tecnológica e sustentável, sendo uma referência no setor na Região Sul do Brasil. A obra teve início em 2011 e, somado ao maquinário e equipamentos adquiridos, recebeu investimento superior a R$ 45 milhões.

A programação teve início com a visita do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori. Recepcionado pelo anfitrião do evento, o diretor-presidente da Girando Sol, Gilmar Borscheid, ele conheceu as instalações da empresa através de um passeio guiado.

O mesmo roteiro de visitação às instalações foi feito na sequência pelos demais convidados. Começou pela expedição, passou pelos setores de formulação, produção, envase, embalagens, almoxarifado, até chegar ao Centro Administrativo.

A solenidade oficial ocorreu na sequência,  numa estrutura especialmente montada para o evento. Num discurso emocionado e de muitos agradecimentos, Gilmar Borscheid lembrou fatos importantes da história e destacou o momento atual. “Com nosso novo complexo industrial e sede própria vamos ampliar a presença da marca e mix no mercado, superando todas as adversidades deste concorrido segmento industrial. Foi para isso que investimos nesta ampla estrutura, em novas máquinas e equipamentos modernos, processos ágeis e tecnológicos, além de responsáveis com o meio ambiente”.

O diretor também projetou o futuro e afirmou: “vamos agora focar os próximos 25 anos, a fim de chegar aos 50 anos da mesma forma que hoje, com muita dedicação, seriedade e eficiência”. Gerente geral e responsável pela obra, Marco Antonio Jaeger, salientou que a Girando Sol passa do processo fabril para o industrial.

Ele citou vários diferenciais da empresa, como o aproveitamento da água da chuva através de uma cisterna que armazena até oito milhões de litros. “Entre outras áreas contempladas com os investimentos estão a logística dos insumos para abastecimento da produção, otimização da mão de obra, controles de entrada e saída e possibilidade de redução do estoque de matéria-prima. “O processo produtivo teve uma grande racionalização e aumento de qualidade e produtividade”.

O Governo do Estado foi representado na cerimônia pelo deputado estadual Edson Brum, que disse que a “Girando Sol serve de exemplo para o Rio Grande do Sul e Brasil”. O prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert, aproveitou o evento para anunciar que o início das obras de asfaltamento da rua da empresa - Arthur José Schroeder – se dará a partir de segunda-feira (4). “Em meus compromissos pela região, as pessoas me cumprimentam pela Girando Sol. A empresa é motivo de orgulho dentro e fora do município”, disse. Os elogios também compartilhados pelo presidente da Câmara de Vereadores de Arroio do Meio, Paulo Volk.

Em seus pronunciamentos, os presidentes das associações supermercadistas e atacadista do RS, SC e PR demonstraram satisfação por fazerem parte da trajetória da empresa, além do entusiasmo em conhecer ampla e moderna fábrica inaugurada. Marcaram presença o presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Pedro Joanir Zonta; presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio dos Santos Netto; presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo; e vice-presidente da Associação Gaúcha de Atacadistas e Distribuidores (Agad), Giancarlo Gambetta Favero.Pela ACATS também marcaram presença o Vice Presidente Executivo, Paulo Cesar Lopes, e o Diretor Executivo, Antonio Carlos Poletini.