NOTÍCIAS

Programa de Rastreabilidade mira no consumidor final

  • 26/06/2019
  • Exposuper

Um dos destaques da programação da Exposuper, no Complexo Expoville, em Joinville, foi a reapresentação do Programa Alimento Sustentável (PAS) da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), que trata sobre “Rastreabilidade de Alimentos”. Santa Catarina foi o Estado pioneiro no projeto e tem 20 redes engajadas, quase a metade do total do Brasil, que está atualmente em 56 redes. A nova aposta do programa é ganhar a confiança do consumidor final no ambiente de loja através de uma campanha massiva de comunicação.

Os números relativos a 2018 indicam um total de 1.430.612 toneladas de produtos rastreados, 114 variedades, 1.992 avaliações e 1.221 análises de resíduos, com 71% de taxa de conformidade. São 6,5 mil toneladas de produtos rastreados desde o início do programa.

O diretor comercial da PariPassu, Giampaolo Buso, empresa parceira que realiza a execução técnica do programa, coordenou a apresentação do trabalho junto com o diretor executivo da ACATS, Antonio Carlos Poletini. O painel sobre a rastreabilidade contou também com a participação do professor Luis Tejon, presidente da TCA International e de Marcos Vinicius Martins, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Para o Diretor Executivo da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Antonio Carlos Poletini, o PAS já avançou bastante mas precisa continuar a crescer. “O desafio passa a ser maior, porém é fundamental que as empresas acreditem nos resultados e qualifiquem suas operações que o reconhecimento vai aparecer, com certeza”.

Giampaolo defende agora uma atuação do programa diretamente junto ao público final da cadeia produtiva, o consumidor, através de estratégia de comunicação no ponto de venda, junto as gondolas de frutas, legumes e verduras.

- O consumidor brasileiro consome um valor abaixo do recomendável de alimentos in natura e devemos estimular as famílias a colocarem mais frutas, legumes e verduras na sua mesa. O programa de rastreabilidade passível de comprovação da origem dos produtos no ponto de venda vai ajudar e muito - acredita ele.

O Programa Alimento Sustentável (PAS) da ACATS já foi reconhecido pela FAO (organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) na plataforma de Boas Práticas de programas de desenvolvimento.